jusbrasil.com.br
2 de Março de 2021

3 Direitos da Mulher com Câncer de Mama

Conhece alguma mulher que está enfrentando essa situação difícil? Compartilha com ela.

Thaisa Britz, Advogado
Publicado por Thaisa Britz
há 4 meses

O câncer é uma doença muito difícil e devastadora, digo isso por experiência, meus avós paternos faleceram em decorrência dessa doença cruel.

Estamos em outubro, o mês de conscientização sobre o câncer de mama, e, além da conscientização sobre a importância do auto exame e do exame médico anual, é essencial que as mulheres que passem por essa situação saibam os seus direitos, para que se sintam, ao menos, amparadas no âmbito jurídico.

1. CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA: O câncer de mama é cruel e atinge diretamente a autoestima da mulher, que em muitos casos tem uma parte de seu seio retirada junto com o tumor. Contudo, toda mulher que sofreu a retirada (parcial ou total) da mama tem direito a cirurgia de reconstrução mamária com colocação de prótese de silicone. Essa cirurgia é oferecida por planos de saúde, mas também pelo SUS, e, quando possível, é realizada no mesmo dia da retirada do tumor.

2. SAQUE DOS VALORES DE FGTS: A mulher diagnosticada com câncer de mama poderá sacar o seu FGTS de forma integral, ou seja, todos os valores disponíveis, de contas vinculadas a empregos anteriores e, até mesmo, do emprego atual. Tal medida é concedida para que a mulher possa realizar todo o tratamento de forma adequada.

3. AUXILIO DOENÇA: A mulher que necessitar ficar afastada do trabalho por período superior a 15 dias fará jus ao beneficio do auxílio doença. Isso ocorre pois em razão do câncer e da realização dos tratamentos (quimioterapia/radioterapia), algumas mulheres ficam extremamente debilitadas e não conseguem exercer suas atividades laborais, motivo pelo qual ficam afastadas do emprego.

Eai, você já sabia desses direitos? Para mais informações, acesse meu instagram :)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)